O Culinária de Terreiro

O Culinária de Terreiro começou como um sonho de ter uma terra para viver e cultuar o sagrado. Em 2014, essa terra se tornou realidade e virou atividade também para sobreviver, com cultivo agroecológico, num ambiente natural e preservado. O projeto cresceu e ampliou seu alcance e importância para a minha comunidade. A pandemia limitou a realização dos eventos e a forma como vendíamos nossa produção. O negócio precisou se reinventar com vendas delivery e cursos online de culinária baiana com produção de e-books e mídias sociais, visando a preservação da nossa cultura, reforçando o envolvimento comunitário para fixação das famílias no campo, com geração de trabalho e renda, com a meta de ampliar a oferta de produtos a partir do ciclo de produção de derivados de mandioca na nossa Casa de Farinha.

"Plantamos uma semente na terra fértil do nosso povo. Tá bonito de ver que o meu sonho despertou e inspirou o sonho de muitas! É só o começo, sakidila". — Solange Borges

Quem é a Chef Solange Borges?

Nasci de mãe empreendedora, baiana de acarajé, e sempre empreendi sendo faxineira, empregada doméstica, manicure, vendedora, fui também assim como minha mãe baiana de acarajé, posteriormente secretária executiva.

Mediante a tudo que passei na vida militei no movimento estudantil e no empoderamento das mulheres negras, atualmente lidero o empreendimento o Culinária de Terreiro aqui na Agrovila Pinhão Manso em Camaçari, onde vivem aproximadamente 120 famílias, o intuito e objetivo é contribuir para que todos cresçam, empreendam e melhorem de vida. Minha mãe sempre foi uma grande guerreira e sempre me dizia: — filha você pode ter somente uma roupa, mas vista ela sempre limpa, passada e sem rasgo, e nunca abaixe a cabeça.

Tenho 58 anos. Sou mãe e avó muito feliz, realizada com o que consegui construir pra mim e para minha família, para chegar até aqui foi um longo caminho posso dizer que já são mais de 30 anos de muito gerenciar crises e me reinventar. Na vida aprendi que não se muda de uma hora para outra, desde cedo comecei a procura por emprego, fiz concurso do estado e passei, fui agente de portaria no Hospital Geral de Camaçari e ali foi o começo da caminhada pra me reinventar. Sempre coloquei meu foco em mudar a qualidade de vida que vivíamos, não me sentia confortável naquele lugar, é muito difícil viver na pobreza e mais ainda sair da pobreza, acredito que quando você quer algo, o universo conspira e foi esse pensamento que sempre me guiou assim, me engajei nos movimentos sociais, na política pública, na luta contra a discriminação racial e no empoderamento das mulheres negras.

Na vida Professora/ Magistério em 1992, graduada em Letras em 2011 pela Unijorge, Cozinheira pelo SENAC em 2009, Curso de Extenção em Fitoterapia pela UFBA em 2016, 2017 Criação e implantação do Projeto Culinária de Terreiro.

Foto: Sassá Souza

Foto: Moringa Estúdio